Pular para o conteúdo principal

Rotina de estudos para Concurso

Resultado de imagem para rotina de estudos

Os estudos sempre foi e sempre será a melhor forma de subir na vida. 
Não me refiro à antiga definição de que era necessário um diploma de nível superior de alguma faculdade renomada, de algum curso específico, mas estou falando de estudo, conhecimento, busca!

Independente se você deseja passar em alguma prova ou concurso específico, estudar é essencial. As coisas hoje em dia sempre estão se atualizando e mudando e é preciso sempre estar por dentro de tudo para conseguir acompanhar o mercado.

Mas hoje eu gostaria de compartilhar com vocês minha rotina de estudos para concursos públicos.

Para você ter tempo é preciso se planejar e organizar, separar um momento para os estudos e priorizar isso no seu dia, mas é claro que temos outras atividades no nosso e é por isso mesmo que precisa de um plano!

Eu já sou funcionária publica municipal, o que me ajuda muito pois minha rotina de trabalho já é bem definida: das 8h às 17h com 1h de almoço (que infelizmente não dá tempo para nada além de preparar o almoço e comer).

Como sou cristã, também tenho minha rotina de ir à igreja que não abro mão: sextas-feiras das 20h às 21h30 e domingo das 19h às 21h.

Além de trabalhar como funcionária pública, também sou consultora de beleza independente, para poder ganhar um dinheiro extra, enquanto não passo em um concurso com salário melhor, então eu migrei meus atendimentos durante a semana, apenas para os sábados das 10h às 14h.

A alguns meses eu me inscrevi para um curso de maquiagem online, chama-se Makeup Academy da Youtuber Renata Meins, é um curso profissional, com 180h de conteúdo e eu tenho até 2 anos para concluir, no entanto eu fazendo juntamente com o que é disponibilizado, o curso terminaria em dezembro e em janeiro terá a formatura em São Paulo, da qual eu desejo muuuuito participar e principalmente conhecer a Renata e as outras meninas do meu grupo PINK. Então, eu preciso dedicar um tempo também para assistir as aulas e desenvolver os exercícios e eu escolhi fazer isso também nos sábados de manhã das 8h às 9h30.

Fora isso também acordo 1h mais cedo para praticar meu MILAGRE DA MANHÃ, então das 6h às 7h eu pratico atividades físicas, medito, oro, leio, escrevo, visualizo coisas boas, enfim, você vai entender lendo o Livro Milagre da manhã que eu super recomendo.

Tirando todas essas atividades, ainda me sobram muitas horas, principalmente durante a semana. 

Como minha rotina é bem agitada e não consigo ter horários fixos para estudos eu decidi estudar através do ciclo de estudos.

CICLO DE ESTUDOS (Fonte: Blog do Fernando Mesquita)

A ideia é simples: reúna as disciplinas de seu concurso (as previstas em edital ou as esperadas, se você estiver estudando pré-edital).

Digamos que seu objetivo seja passar no concurso de técnico de administração público do Tribunal de Contas do DF, as disciplinas são:
Conhecimentos básicos (gerais) – CG
  • Português (Port)
  • Raciocínio Lógico (LR)
  • Lei orgânica do DF (LODF)
  • Lei orgânica do TCDF (LOTCDF)
  • Ética
  • Informática (Info)
Conhecimentos específicos – CE

  • Direito Administrativo (DA)
  • Direito Constitucional (DC)
  • Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
  • Arquivologia (Arquiv)
  • Gestão de contratos (GC)
É importante que você estabeleça a dificuldade de cada disciplina para você. As mais difíceis terão mais tempo, as mais fáceis menos tempo.
Para simplificar, vamos estabelecer peso 2 para os específicos e 1 para os Gerais.
Se uma disciplina tem peso 1 e outra tem peso 2, a que tem peso 2 tem o dobro do tempo da que tem peso 1.
Assim, se eu estabeleço que as disciplinas gerais têm duração de 1 hora (o que é absolutamente discricionário), as disciplinas específicas terão duras horas). Se CG fosse 30 minutos, CE seria 1 hora.
coloque em sequência as disciplinas mais diferentes possíveis entre si. Ao intercalar dessa forma, seu estudo renderá bem mais.
Ciclo de Estudos para o TCDF - Exemplo

Meirelles diz: 

"O ciclo é composto por disciplinas que deverão ser estudadas na ordem em que aparecerem nele, independentemente do dia e da hora em que está estudando, dando continuidade de onde parou no estudo anterior. Sendo assim, caso tenha estudado até a disciplina “C” hoje, amanhã você deve reiniciar seus estudos a partir de onde parou no ciclo, ou seja, continua pela disciplina “D”, ou até mesmo o restante da “C”, se não deu tempo para terminá-la na vez anterior."
Dentro deste modelo de Ciclo de estudos, o Fernando ainda nos diz para aplicarmos a técnica EARA
A lógica é simples:
Estudo é tudo aquilo que estabelece os primeiros contatos com um conteúdo. Você lê um livro, um artigo, tem uma aula.
Aplicação é a transformação do estudo em atividades. Exercícios objetivos, redações, questões discursivas. Como mostram diversos estudos sobre o assunto, a aplicação é fundamental no processo de fixação dos conteúdos estudados.
Revisão é o resgate do conteúdo estudado. Em um mundo ideal, nós passaríamos uma pequena parte do tempo apenas estudando e a maior parte do tempo aplicando e revisando aquilo que foi estudado. Isso porque é importante otimizar seu tempo, cuidar para que cada hora estudada seja uma hora armazenada, seja por meio de resumos, seja por meio de mapas mentais, comentários de questões, esquemas, desenhos, o que quer que funcione para você.
Adaptação, por fim, é o final e o reinício do processo e é uma fase que muitas pessoas negligenciam. Adaptação é fundamental para qualquer processo (e ainda vamos falar muito deles). Adaptação refere-se a aproveitar o que é bom, ajustar o que está errado e procurar reforçar aquilo que funciona, junto com descobrir novas práticas – e falo disso constantemente com os alunos do Coaching, mesmo que eles às vezes não percebam que se trata desse ponto específico). É o avaliar, a partir de registros feitos, quais são seus gargalos, em quais disciplinas você tem mais dificuldades, em quais tem mais facilidade, como foi nos simulados que fez, quanto tempo de estudos tem e como evoluir a partir daí.
Para adquirir o livro sobre a técnica EARA basta clicar aqui
Gostou do conteúdo? Deixa seu comentário aqui embaixo! Obrigada pela visita e volte sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segunda Natalina: Árvores de Natal

Bom dia com muita alegria, tudo bem com vocês? Hoje estou começando a "Segunda Natalina" onde nós blogueiras inspiramos vocês com lindas idéias de decoração para o Natal, então toda segunda tem uma dica bacana por aqui, fique de olho. Para dar o ponta pé inicial, é claro que eu vou começar com a clássica: Árvore de Natal, mas não tem clássica assim, pois com o passar dos anos, ela tomou diversas formas e cores.  Vocês sabem porque existe árvore de Natal? Pesquisando pela internet, há muitas versões, e em todas em absoluto retrata ser de origem pagã. Assim como outras datas comemorativas em nosso calendário, para não dizer todas, são de origem pagã, afinal, todos eram pagãos antes de serem "evangelizados" pelos cristãos, certo? Enfim, minha conclusão é que, a intenção no Natal, é simplesmente festejar o Nascimento de Cristo, e Deus que conhece e sonda todas as coisas e pode testificar isso e árvore PARA MIM, é um "enfeite", uma "de

Rotina da Manhã 2022

Oi gente, tudo certo? Tempos atrás eu compartilhei que estava seguindo uma rotina da manhã e percebi que ela está bem desatualizada por isso resolvi atualizar com esse post. Eu sou uma pessoa muito diurna e por isso prefiro fazer mais coisas no período da manhã, pois no final do dia, após chegar do trabalho, eu já estou bem cansada. Porém, como vocês também viram no post anterior, eu estou grávida e isso significa não ter mais tanta disposição como eu tinha antes. Estou de sete meses e sinto muito sono e cansaço mas vou compartilhar como estava minha rotina e como está agora e sei que quando minha menina nascer, ela vai mudar novamente, mas é isso, criar rotinas, na minha opinião, é importante para manter hábitos e principalmente diminuir minha ansiedade. Então vamos lá! ROTINA ANTES DA GRAVIDEZ Acordar  Caminhar 30min rezando terço Tomar banho Me trocar/Me maquiar Tomar café Fazer Leitura Trabalhar ROTINA DURANTE A GRAVIDEZ Acordar Dar um trato na casa Banho Me arrumar/Me maquiar Toma

Sonhos impossíveis

Bom dia lindezas! Tudo bom com vocês? Quem aqui já sonhou ou sonha em adquirir algo bem caro? \o euu Por muito tempo eu pensei como era possível guardar tanto dinheiro ou comprar algo tão caro, recebendo um salário tão baixo? Para quem é jovem, estuda nem sempre é fácil arrumar um emprego com salário tão bom, mas vou mostrar como conquistei algumas coisinhas. Quando estava na faculdade, mudei de cidade para fazer um estágio. Fiquei de favor na casa de uns tios que me acolheram com muito carinho. Eu trabalhava durante meio período do dia e estudava em outra cidade a noite. Eu tinha os gastos com os materiais da faculdade + o transporte entre três cidades ( a minha, a da faculdade e a do estágio) sem falar dos lanches entre essas viagens. Aí eu precisei fazer minha primeira grande compra, um notebook. Na época um notebook era caríssimo, principalmente pra mim, mas minha mãe aceitou fazer a compra no cartão de crédito dela e parcelei em 10 ou 12x não me lembro. Foi uma grande conquista